quinta-feira, 6 de outubro de 2011

teologia da unicidade de Deus (02)



...a vida eterna é esta: que conheçam a ti, único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo a quem enviaste

Conceitos Bíblicos da Unicidade de Deus:


Pr. Ailton reis

Trindade ou Unicidade?

1. OS ARGUMENTOS DA DOUTRINA DA TRINDADE.

Os teólogos trinitários, não conseguem apresentar argumentos convincentes do conceito da "Trindade". Enquanto as Escrituras afirmam desde o Gêneses a Apocalípse que Deus É "Único", esses "teólogos" conseguem ver uma trindade.

Eis um resumo do conceito trinitário: "O termo "Trindade" não aparece na bíblia; a trindade é um conceito difícil, não inteiramente suscetível de explicação humana, pois envolve categorias que nossos finitos poderes mentais não podem captar; a doutrina é que Deus é um em essência, mas que a divina essência subsiste de três modos ou formas, cada uma constituindo uma pessoa, mas de tal maneira que a divina essência é completa em cada uma das pessoas; Deus é um só ser, mas subsiste em três pessoas"(Paul E. Little "Saiba o que você crê" pg.20).

Apresentam como primeira pista da doutrina da trindade, a história da criação (Gen 1:1-3), interpretando "Elohim", (forma plural de Deus), como sendo três pessoas na Divindade. Já vimos no capítulo "A natureza de Deus Revelada nos Seus Nomes", que Elohim representa a totalidade de poderes enfeixados em Deus - "O Deus Todo-Poderoso."

Acham a trindade na criação do homem, quando Deus disse: "Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança", (Gen 1:26). Não conseguem raciocinar que quando da recriação da terra e a criação dos seres que a povoaram, Deus o Criador não estava sozinho, mas com as hostes celestiais, chamadas de "estrelas" (Jó 38:7, Apo. 12:4). A Criação não foi feita em segredo por Deus, foi em presença dos Seus Anjos, Arcanjos, Querubins e Serafins.

No N.T. Eles vêem a trindade no batismo de Jesus: a voz que foi ouvida dos céus (o Pai); a Pomba que desceu sobre Jesus (o Espírito Santo) e o Filho estava sendo batizado por João Batista. Porém neste ato vemos claramente UMA pessoa: Jesus. A voz não é uma outra pessoa; Jesus estava na terra (o corpo visível de Deus), porém o Espírito Eterno estava tanto na terra, como no céu; uma pomba não é uma pessoa; o Espírito Santo não é uma pomba; a pomba é um símbolo do Espírito Santo; Deus é Espírito Santo, invisível; Jesus Cristo é a forma visível de Deus.

Conseguem ver a trindade no anúncio do nascimento de Jesus pelo anjo: "O Filho de Deus, concebido pelo Espírito Santo". Deus É Espírito; o seu espírito (virtude) desceu sobre a virgem Maria, e ela concebeu.

Em João 14:16, Jesus diz: "Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que fique sempre convosco". Jesus estava no corpo humano, como filho, e tudo o que Ele falava, falava como o Filho. Era necessário que Ele subisse (voltasse a Sua glória), para que o Espírito Santo habitasse com os discípulos. Ele disse: "É necessário que Eu vá, porque se Eu não for, o Consolador não virá a vós; mas quando eu for, enviar-vos-ei" (Jó. 16:7). Enquanto Ele estava na terra os discípulos desfrutavam da Sua Gloriosa presença, pois o Espírito Eterno estava nele.

Os escritores trinitários mesmos nos mostram a fragilidade e a confusão dos seus argumentos.

Apresentam "um problema de Semântica": "Parte do problema de se entender a trindade consiste na falta de capacidade das palavras humanas de expressarem uma realidade divina. Como, por Ex.: quando falamos de pessoas" na Divindade. Usamos esse termo porque Ele descreve um Ser que tem intelecto, emoções e vontade. Podemos entendê-lo, mas devemos tomar cuidado ao aplicar tais termos a Deus. Na maioria dos casos, a doutrina é apresentada dizendo-se que Deus é um só, mas que nessa essência, na Sua essência, há três pessoas, de um modo tal que não formam indivíduos separados e distintos. Esses três são modos ou forma de a divina essência subsistir. "Pessoa" é entretanto, uma expressão imperfeita (errada) da verdade, visto que o termo indica, segundo o nosso entender, um indivíduo racional e moralmente separado. mas na essência de Deus não existem três indivíduos, mas apenas três diferentes egos dentro de uma essência divina"(Paul E. Litte, Saiba o que você crê pg. 31)".

Aqui, nesse artigo, o escritor prova que Deus não pode ser três pessoas, porém, continuando o seu argumento em favor da trindade, ele cita Deus como sendo três pessoas:

"...a personalidade do homem implica independência de vontade, ações e sentimentos, que orientam o comportamento peculiar do indivíduo; isso não se pode imaginar em relação a trindade: cada "pessoa" é auto consciente e auto orientadora, mas nunca age independentemente ou em oposição as outras. Quando dizemos que Deus é uma unidade, queremos dizer que mesmo sendo um centro tripulo de Vida, Sua vida não se reparte em três. Ele é um na essência, na personalidade e na vontade. Quando dizemos que Deus é uma trindade em unidade, queremos dizer que há unidade na diversidade, e que a diversidade manifesta-se em pessoas, em características e em operações".

Observem-se as contradições de termos a que eles mesmos se impõem! Ao mesmo tempo em que afirmam que Deus não pode ser compreendido como sendo três pessoas, afirmam que cada pessoa é auto consciente; afirmam que Deus não se reparte em três, que Ele é um em essência, na personalidade e na vontade; por fim concluem que Deus e uma unidade. e que há unidade na diversidade (de manifestações), e que a diversidade manifesta-se em pessoas (as três pessoas), características e operações.

Mais absurdos do conceito trinitário: "O relacionamento das Pessoas da Trindade": O filho e o Espírito são subordinados ao Pai, mas isso não significa que sejam inferiores. O Pai como a fonte da Divindade, é o primeiro. Diz-se que Ele origina. O Filho, eterna geração do Pai, é o segundo. Diz-se que Ele revela. O Espírito, fluindo eternamente do Pai e do Filho, e o terceiro. Diz-se que Ele executa... Assim podem (os trinitarianos) dizer que a criação é o Pai, mediante o Filho, pelo Espírito Santo.

Nesse artigo, encontramos várias contradições:

1) subordinação implica inferioridade (submissão);

2) Que o Pai é o Primeiro, também nós sabemos. Porém é bom lembrar que Jesus Cristo, o Filho, afirma: "Eu Sou o Primeiro e o Último". Se Jesus Cristo declara ser o Primeiro e o último, não há segundo, nem terceiro;

3) A Bíblia afirma que todas as coisas foram feitas por Jesus Cristo (o Filho), e sem Ele, nada do que foi feito se fez: É mais fácil, mais simples dizermos que Deus É o Espírito Santo, e que o Espírito Santo é a ação de Deus, realizando as Suas obras.

Mas as absurdas interpretações trinitárias prosseguem. Eles ensinam que "a própria salvação apresenta o trabalho do Deus triuno: o Pai mandou o Filho realizar a obra de redenção; O Filho mandou o Espírito Santo trazer a convicção e aplicar aos homens aquilo que cristo realizou. (Paul E. Little "Saiba o que você crê" pg. 30-32).

Jesus Cristo, ao prometer o Espírito Santo aos crentes, diz: "Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós. Então, o Espírito Santo é o Senhor Jesus mesmo, que veio morar nos corações dos crentes (Jo. 14:18) col. 1:27).

De um outro autor, temos outra interpretação absurda com a seguinte expressão: "As Escrituras ensinam que Deus é Um, e que além dEle não existe outro Deus: pergunta: "Como poderia Deus ter comunhão com alguém antes que existissem as criaturas finitas? A resposta é que a Unidade Divina é uma Unidade composta e que nesta Unidade há realmente três pessoas distintas, cada uma das quais é a divindade, e que, no entanto, cada uma está sumamente consciente das outras duas. Assim vemos que havia comunhão antes que fossem criadas quaisquer criaturas finitas. Portanto, Deus nunca esteve só" (Myer Pearlman, "Conhecendo as Doutrinas da Bíblia" Pg. 51).

Esse artigo, quase que dispensa comentários, em vista de já termos contra-argumentado, nos itens acima. Porém, não custa relembrarmos as contradições que o artigo apresenta:

1- Se Deus é UM, não pode ser traduzido por três pessoas; Deus é Todo-Poderoso, portanto pode (e o fez) manifestar-se de formas diferentes: Pai, Filho e Espírito Santo, e ainda através de um de seus anjos;

2- Já contra-argumentamos acima que Deus realizou a obra da criação, na presença e com a participação dos exércitos celestiais (anjos, arcanjos, querubins e serafins). portanto os seres com quem Deus mantinha comunhão antes da criação (e ainda há de manter eternamente, são esses seres celestiais, e não as "Pessoas da Trindade", como pensam os teólogos trinitários).

Continua o Dr. Myer Peralmam: Não é o caso de haver três Deuses, todos três independentes e de existência própria. Os três cooperam unidos e num mesmo propósito, de maneira que no pleno sentido da palavra são "Um". O Pai Cria, o Filho redime, e o Espírito Santo Santifica; e no entanto, em cada uma dessas operações divinas os três estão presentes. O Pai é preeminentemente o criador, mas o Filho e o Espírito Santo são tidos como cooperadores na mesma obra. O Filho é preeminentemente o redentor, mas Deus o Pai e o Espírito Santo são considerados como pessoas que enviam o Filho a redimir. O Espírito Santo é o Santificador, mas o Pai e o Filho cooperam nessa obra".

Cita o escritor, todas as passagens bíblicas que falam do Pai ou do Espírito de Deus, como sendo o criador, e acha haver duas Pessoas. Com Respeito ao Filho, aplica todas as referencias proféticas sobre a manifestação de Deus em seu Filho Jesus Cristo (Deus manifestado em carne), como se o filho existisse como outra Pessoa, ao lado de Deus, na eternidade (conceito já refutado por nós no capítulo: Jesus Cristo Deus Revelado).

A Doutrina da Trindade Ilustrada. Os Teólogos trinitários ilustram a sua teologia com:

* A natureza.

1. água é uma, porém conhecida sob três formas: água gelo e vapor;

2. eletricidade, que gera movimento, luz e calor;

3. O Sol, que se manifesta como luz, calor e fogo (esqueceu da energia);

4. Deus é luz. Deus o Pai é invisível; se tornou visível em seu Filho, e opera no mundo pelo espírito, que é invisível, no entanto e eficaz.

* A personalidade humana. "O homem é um, constituído pelo Espírito alma e corpo".

Em todas estas ilustrações, não vemos, nem encontramos três coisas nem três substâncias, nem três pessoas. A Água é uma, a eletricidade é uma, o Sol é um, Deus é um em três manifestações, no plano de salvação. Assim também o homem é uma só pessoa, constituído de três partes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário